Melhore seus pedidos de acesso em 2021 com estas dicas da Fiquem Sabendo - Don't LAI to Me Especial #47

Etapa final do projeto "LAI e FOIA: diálogos transparentes Brasil-EUA", com apoio do International Center for Journalists (ICFJ), traz guias inéditos para acessar dados públicos

Você merece respostas melhores em 2021

Esta é a última edição do ano da newsletter Don’t LAI to Me e preparamos um material especial para nossos leitores. Como aqueles que nos acompanham de perto sabem, recebemos apoio do International Center for Journalists (ICFJ) no segundo semestre deste ano para desenvolver um projeto de intercâmbio entre brasileiros que usam a Lei de Acesso à Informação (LAI) e os jornalistas e pesquisadores americanos especializados na LAI dos EUA, o Freedom of Information Act (FOIA).

Abaixo estão todos os materiais produzidos nesta iniciativa até agora, que incluem uma série de guias e tutoriais de como melhorar pedidos de informação, entrevistas com especialistas no Brasil e nos EUA e tradução de artigos em inglês, com dicas que podem facilmente ser aplicadas por usuários da LAI no Brasil. Vem com a gente!

Mais informações de todo o projeto podem ser encontradas no nosso site e neste artigo do IJNet. Quer acompanhar a FOIA? Siga a nossa lista no Twitter com os principais agentes do acesso à informação dos EUA.

Obrigada a todos que nos acompanharam neste ano. Nos vemos em 2021 com mais bases de dados inéditas e grandes projetos que estão por vir!

Curtiu nosso trabalho em 2020? Considere participar de nossa campanha no Catarse, com recompesas exclusivas para turbinar seus conhecimentos da LAI. Não vai perder a Cheat Sheet e o Guia de Bolso da Lei de Acesso da FS, né?


Tutoriais inéditos da FS

Cinco assuntos de interesse público que você pode acessar com a LAI

Repositórios de pedidos: veja o que o governo já respondeu via LAI

Se você não gostou de uma resposta que recebeu pela LAI, reclame

Como driblar negativas de acesso com base no “trabalho adicional”

Pedidos anônimos e como evitar identificação do requerente na LAI

Sigilo na LAI: onde e como obter documentos secretos


Entrevistas exclusivas

Governos ficam menos transparentes após grandes crises, diz pesquisador americano

Transparência economiza dinheiro do cidadão pagador de impostos, afirma especialista americano

Crimes de ódio: como a ProPublica supriu lacunas nos dados públicos americanos

Jornalismo de dados “raiz”: entrevista com Lúcio Vaz

Dados abertos: por uma Lei de Acesso à Informação 2.0 com Fernanda Campagnucci

Como as instituições de segurança lidam com a transparência, entrevista Karina Furtado Rodrigues


Traduções de entrevistas e guias

Estratégias e táticas para acessar informações públicas em 5 lições

25 anos de atraso: os pedidos de acesso dos Estados Unidos sem solução

O “Terrorista da FOIA” compartilha segredos sobre transparência nos EUA

Como fazer a FOIA (LAI) trabalhar pra você 

Repórter da ProPublica fala sobre acesso a e-mails de políticos e servidores

Requester’s Voice: entrevista com cofundador do MuckRock, Michael Morisy

Editor do Washington Post: como acessar dados de empresas privadas com a FOIA

Documentos da CIA revelam que agência monitorava atividades do Partido Comunista do Brasil

Documentos da CIA revelam que agência monitorava atividades do Partido Comunista do Brasil

“Os estados menos corruptos são os mais transparentes” | Entrevista David Cuillier

Repórter do The Young Turks: o nerd do acesso à informação


O 2020 da Fiquem Sabendo

Não precisamos falar como esse ano foi difícil, né? Mas juntos, chegamos até o fim!

Reunimos aqui alguns números do trabalho da nossa equipe em 2020:

-22 edições da newsletter "Don't LAI to me" com 166 bases de dados e/ou documentos públicos inéditos liberados;

-49 reportagens com dados inéditos no Yahoo Brasil;

-48 textos, artigos e guias inéditos publicados no site;

-2.724 pedidos de informação protocolados ao governo federal;

-Uma nova grande vitória no Tribunal de Contas da União (TCU) - que resultou na abertura do maior sistema de informações públicas do país (o Sistema Eletrônico de Informações) - além de outras quatro denúncias em tramitação no tribunal, três denúncias em outros órgãos superiores e uma no Ministério Público Federal (MPF);

-Uma Solicitação de Providência acolhida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de outras duas tramitando na Controladoria-Geral da União (CGU);

-Em âmbito regional, obtivemos uma importante vitória no Ministério Público do Rio Grande do Sul, que reverteu a suspensão da LAI pela Prefeitura de Porto Alegre;

-Finalistas do "Prêmio Jornalismo-Mosca 2020" do Livre.jor, com duas reportagens na categoria principal e três na categoria universitária. Vencemos o primeiro lugar na categoria principal com o "caso pensionistas”, e também na categoria universitária, com reportagem sobre as ações de despejo em São Paulo durante a pandemia (publicada no Yahoo).

-Finalistas na categoria Dados Abertos do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, também com o caso dos pagamentos de pensão do governo federal;

-21 oficinas/palestras/workshops realizadas, para centenas de pessoas em diversos estados brasileiros, além da participação em eventos internacionais. Assista aqui!


Nossa equipe dobrou!

Aliás, falando nas conquistas desse ano, com certeza a principal é a estuturação da equipe da Fiquem Sabendo. Nada disso teria sido possível esse time sensacional!

Equipe

Taís Seibt | Repórter e pesquisadora da Fiquem Sabendo. Foi repórter e editora no jornal Zero Hora e já escreveu para Estadão, O Globo, BBC Brasil, The Intercept e Agência Pública. Cofundadora do Filtro Fact-checking. Atualmente lidera a Afonte Jornalismo de Dados. É professora da Unisinos.

Adriana Misiunas | Operações: é responsável pelas operações administrativas da Fiquem Sabendo. Psicóloga e pós graduada em Administração de recursos Humanos,, com mais de 20 anos dedicados ao setor de RH. Trabalhou em grandes empresas nacionais e multinacionais na área e faz parte do Projeto Comprova.

Sophia Lopes | Repórter da Fiquem Sabendo. Formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Foi estagiária da Harvard Business Review Brasil e da agência de estratégias de comunicação Index. Também integrou a equipe de comunicação do Instituto Socioambiental.

Luis Felipe Ianonne | Estagiário jurídico da FS. É graduando em Direito pela PUC-SP. Entusiasta de direito público e de políticas públicas, foi estagiário no Escritório Modelo da PUC-SP, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Prefeitura de São Paulo e no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Diretoria

Léo Arcoverde | Fundador e presidente da Fiquem Sabendo e produtor de reportagem na GloboNews. Já escreveu para Folha de S. Paulo, Correio Braziliense e O Lance! Trabalhou nas revistas Caros Amigos e Retrato do Brasil, além do jornal Agora São Paulo. Foi redator da coleção A Ditadura Militar no Brasil (Caros Amigos Editora). Já escreveu para a revista italiana Internazionale.

Luiz Fernando Toledo | Cofundador e vice-presidente da Fiquem Sabendo e jornalista especializado em transparência pública. Atualmente é pesquisador do Reuters Institute for the Study of Journalism, na Universidade de Oxford, diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e primeiro representante brasileiro da Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), consórcio de editores, jornalistas e centros investigativos em mais de 40 países. Foi finalista do Sigma Awards em 2020, prêmio do European Journalism Centre que valoriza os principais trabalhos de jornalismo de dados no mundo. Trabalhou como repórter no Estadão Dados, produtor sênior na TV Globo e produtor sênior de jornalismo investigativo na CNN Brasil. Cobre administração pública e educação há uma década. É mestrando pela FGV-SP em Administração Pública. Foi fellow do International Center for Journalists (ICFJ) e repórter visitante na ProPublica, site de jornalismo independente em Nova York.

Maria Vitória Ramos | Cofundadora e diretora da Fiquem Sabendo, agência de dados independente especializada no acesso à informação. Faz Chicas Poderosas, instituição global que promove a liderança feminina na mídia, e é alumni do International Visitor Leadership Program virtual "Transparency and Accountability in Government", do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Formada pela Faculdade Cásper Líbero, foi repórter da Ponte Jornalismo e é autora de "Indigentes: o Estado que enterra sem avisar", livro-reportagem selecionado para a 4ª Feira de Direitos Humanos da Conectas e publicado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

Bruno Morassutti | Cofundador e conselheiro fiscal da Fiquem Sabendo. Advogado. Especialista em Direito Processual Civil e Direito Público. Mestre em Direito. É pesquisador e ativista na área de transparência pública e dados abertos e colabora com diversas iniciativas nessas áreas.

Conselho

Fabiana Cambricoli | Constitui o Conselho Consultivo da Fiquem Sabendo e é repórter do Estadão. Trabalhou no Grupo Folha e colaborou com publicações como a Revista Exame. Em 2017, ganhou uma bolsa para passar um mês na redação da ProPublica, em Nova York.

Eloisa Machado | É parte do Conselho Fiscal da Fiquem Sabendo. Doutora em Direitos Humanos e Mestre em Política Constitucional. É professora do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da DIREITO SP (GVlaw), conselheira do Instituto Pro Bono, foi coordenadora de litigância da Conectas.

Mariana Poli | Constitui o Conselho Consultivo da Fiquem Sabendo e é editora das revistas Você S/A e Você RH. Coordena as pesquisas 150 Melhores Empresas para Trabalhar e As Melhores Empresas para Começar a Carreira. Trabalhou no Agora São Paulo, do Grupo Folha, e no portal R7, da Record.

Voluntários

Não podemos deixar de agradecer os (as) voluntários (as) da Fiquem Sabendo. Além da equipe, temos agora o apoio especializado de outros profissionais extremamente qualificados e comprometidos com a nossa missão!


Oficinas, palestras e workshops

Em 2020 a Fiquem Sabendo realizou 21 de oficinas/palestras/workshops, para centenas de pessoas em diversos estados brasileiros, além da participação em eventos internacionais. Clique nos links parar acessar os vídeos e materias das formações:

Março

Oficina "Como monitorar impactos ambientais usando a Lei de Acesso à Informação, com Bruno Morassutti (Fiquem Sabendo)", no Open Data Day Porto Alegre, realizado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com apoio da Open Knowledge

Junho

Formação online unificada para jornalista: "como cobrir Primeira infância adolescência, eleições e novas formas de comunicar com o Coronavírus nas Quebradas" para veículos periféricos em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza, promovido pela Énois Conteúdo.

Julho

Painel no RedesON², evento da WeGov que reúne servidores públicos de todo país.

Módulo "Lei de Acesso à Informação" do Curso Virtual Jornalismo e Territórios RJ, para veículos de notícias da periferia do Rio de Janeiro, coordenado pela Énois Conteúdo.

Agosto

Oficina “Dados Abertos, Transparência Ativa e Passiva, Lei de Acesso à Informação, Cidadania. O que isso tem a ver com você, servidor da Justiça Federal?”, organizado pela Justiça Federal do Espírito Santo.

Setembro

Mediação da mesa "O trabalho de quem recebe os pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI)" no 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), realizado virtualmente.

Módulo Lei de Acesso à Informação do curso online "Jornalismo de Dados para Coberturas Locais" promovido pela Escola de Dados (Open Knowledge Brasil). 

Painel "International Day for Universal Access to Information: conversation for Check Global Network initiative at Meedan", evento global da Meedan realizado via Zoom. 

Painel "Los desafíos de investigar el poder", evento online latino americano organizado pela instituição Distintas Latitudes, como parte da série Periodismos Posibles. 

Outubro

Aula online ao vivo como conclusão do Módulo 5 do curso "Jornalismo de Dados para Coberturas Locais", promovido pela Escola de Dados (Open Knowledge Brasil).

Palestra "Barreiras da LAI: os obstáculos para se obter informações públicas e torná-las úteis para a sociedade", durante VII Encontro dos Serviços de Informações aos Cidadãos nas Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil, realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Painel "Experiências de monitoramento e controle social de dados e informações" e palestra "Monitoramento e controle social de dados e informações" no X Seminário de Observatórios, realizado virtualmente pela Rede de Observatórios Sociais na Unisinos Lab.

Participação no Programa Virtual de Liderança para Visitantes Internacionais (IVLP) "Transparency and Accountability in Government", promovido pelo Departamento de Estado do Estados Unidos em parceria com a CRDF Global. 

Novembro

Mesa Redonda "Os desafios da transformação digital nos municípios brasileiro", na Python Br com nossa cofundadora e diretora Maria Vitória Ramos, Márcio Coimbra (Interlegis) e Luís Kimaid (Bússola Tech), mediada pelo Mário Sérgio Queiroz. 

Apresentação na cerimônia de abertura do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, com o "caso pensionistas" como finalista na categoria Dados Abertos, durante o Coda.Br 2020, realizado pela Escola de Dados com apoio da Abraji e Transparência Brasil

Audiência Pública "O que falta para que a Lei de Acesso à Informação seja cumprida de uma forma mais completa?", da Frente Parlamentar Ética Contra a Corrupção da Câmara dos Deputados

Participação na 3ª Oficina do Projeto Siga 2035 do Arquivo Nacional "Relação do usuário com a informação produzida pelo Estado frente às mudanças sociais" e 5ª Oficina "Tecnologia e Inovação que impactam a gestão de documentos e arquivos". 

Dezembro

Apresentação da organização no evento Conexões Ling, promovido pelo Instituto Ling, com nosso cofundador Luiz Fernando Toledo. Evento online, por Zoom.

Workshop sobre a LAI para o Curso Estado de Jornalismo Econômico, com os trainees de Economia do Estadão/FGV, com nosso cofundador Luiz Fernando Toledo. Evento online, por Zoom.

Painel "Transparência Algorítmica e Uso de Inteligência Artificial pelo Poder Público" para o mês Dezembro Transparente, organizado pela Transparência Brasil

Painel "Transparência e Combate à Corrupção - LabTalks", do LabHacker da Câmara dos Deputados



Perdeu alguma edição da Don’t LAI to Me?

Acesse aqui todas as edições recentes ou, para as mais antigas, veja no site.

Apoie nosso trabalho no Catarse e ajude a melhorar a transparência pública!